terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mamberti abre Fórum


Mamberti abre Fórum
Uma palestra do ator e secretário de Políticas Culturais do MinC Sérgio Mamberti abre hoje em Maringá o 1º Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios. O evento vai até sábado e as inscrições, fechadas ontem, para participar dos painéis, totalizaram 400 participantes.

É a primeira vez que a comissão vai se reunir em uma cidade que não seja a capital. Na programação (confira no site do fórum: www.fpcm.com.br) , discussões sobre questões dos diversos segmentos culturais.

Fabiana Costa/Secult

O ator e secretário de Políticas Culturais Sérgio Mamberti: tema da palestra é o Plano Nacional de Cultura
Segundo Marcelo Seixas, gestor de projetos do Instituto Museu Memória e Vida (IMMV), responsável pela realização do fórum , o número atingiu as expectativas da organização. "Vai reunir um público interessante. Em termos gerais, as inscrições para os segmentos e para o Calil Haddad somam 600 pessoas", diz.

Embora o Calil tenha capacidade para 797 pessoas, os espaços destinados para a programação da semana não comportariam esse total. Os últimos detalhes do evento foram acertados ontem à tarde. Seixas diz que alguns palestrantes chegam hoje, outros já estão na cidade. Ele adianta que o Secretário de Cultura do Estado, Paulino Viapiana, pode estar presente na abertura , na noite de hoje.

A programação, hoje, começa às 18h, no Teatro Calil Haddad, com a Mesa de Abertura que terá uma hora de duração e contará com a presença de várias instituições locais. A partir das 19h, a primeira palestra visa discutir o Plano Nacional de Cultura, com o palestrante Sérgio Mamberti, que é secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC).

Mamberti é ator, diretor, artista plástico e produtor. Iniciou sua carreira em 1956, formando-se pela Escola de Arte Dramática em 1961. Contabiliza mais de 70 peças teatrais, 38 longas-metragens, 26 telenovelas, além de participações em eventos culturais e outros programas de televisão.

No Ministério da Cultura, desde 2003, foi secretário de Música e Artes Cênicas, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, presidente da Fundação Nacional da Arte (Funarte).


HOJE
18h - Mesa de Abertura

19h - Palestra: Plano Nacional de Cultura
Palestrante: Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC)


AMANHÃ
9h - Palestra: Aspectos Importantes da Análise de Projetos submetidos ao Programa Nacional de Incentivo à Cultura – Pronac
Palestrante: Hermides de Menezes Passos, coordenador Geral de Análise de Projetos de Incentivos Fiscais da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura

10h30 - Palestra: Acompanhamento e Avaliação de Projetos no Pronac
Palestrante: Odecir Luiz Prata Costa, coordenador geral de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura

14h - Palestra: Prestação de Contas de Projetos do Pronac
Palestrante: Denise Terra Nunes, coordenadora geral de Prestação de Contas do Ministério da Cultura

15h30 - Palestra: Editais e fundos públicos para financiamento da produção cultural
Palestrante: Débora Aquino, Fundação Nacional de Artes (Funarte)

17h30 - Encontro entre o Setor Cultural e a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura


Confira a programação até sábado em www.fpcm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário