terça-feira, 24 de julho de 2012

Em São Paulo, sistema fortalece museus do Estado


O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) foi criado em 1986 com o objetivo de reunir e articular os museus do Estado sem interferir na autonomia administrativa, jurídica e cultural de cada um deles, em busca do desenvolvimento e fortalecimento institucional dos museus paulistas. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 equipamentos, entre públicos e privados, em 190 municípios.

Entre suas atribuições, o Sistema promove exposições itinerantes por meio de parcerias com as prefeituras e/ou instituições culturais. As mostras temporárias possibilitam a difusão dos acervos e produções - que na maior parte das vezes só são vistos na capital - pelo interior e litoral do Estado de acordo com a especificidade de cada região e o perfil de cada unidade.

Outra ação são os estudos detalhados sobre cada equipamento, desde as características físicas, históricas e sociais das cidades em que estão localizados. A análise permite a realização de atividades que atendam às necessidades locais e dão suporte as itinerâncias das exposições.

Programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais; projetos de preservação, segurança, documentação, pesquisa, intercâmbio e divulgação do patrimônio museológico e cultural; e programas culturais e educativos em geral, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com a intenção de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos, também são feitos pelo Sistema.

O SISEM-SP é constituído por um Grupo Técnico, composto por uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura, e um Conselho de Orientação, composto por representantes de diversos órgãos e entidades do governo e da sociedade civil. O Sistema conta ainda com a atuação de coordenadores regionais eleitos pelos próprios profissionais da área, que atuam nas 15 regiões administrativas paulistas.

Museu Casa de Portinari, em Brodowski
Para auxiliar e reforçar a atuação do SISEM-SP a Secretaria de Estado da Cultura conta com o suporte de organizações sociais de cultura. A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em Brodowski - única organização social de cultura no interior - é a principal parceira da SEC para viabilizar as itinerâncias, capacitações e outras atividades do Sistema no Estado.

Mais informações: www.sisemsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário